IMPORTANTE:

I ENCONTRO PIBID/UECE/FAFIDAM - 08/11/11 - Nesta terça-feira - Palestra: Importância do Ensino de Matemática como foco do Programa de Iniciação à Docência na formação do pedagogo - Profª Drª Maria Zenilda Costa/FACEDI/UECE. 19h - Auditório da FAFIDAM.

domingo, 9 de outubro de 2011

Subprojeto Pedagogia FAFIDAM

PROJETO PEDAGOGIA/FAFIDAM:
A formação do professor para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uso de metodologias alternativas na construção de conceitos


OBJETIVO
ž  Oportunizar processos e metodologias que favoreçam a construção de conceitos matemáticos tanto entre futuros professores que se encontram em formação inicial no curso de Pedagogia quanto entre docentes em efetivo exercício na escola pública de Limoeiro do Norte, intervindo e contribuindo para a melhoria da aprendizagem em matemática dos alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

ATIVIDADES PREVISTAS
ž  Promoção de encontro para apresentação do projeto e interação entre Secretaria Municipal de Educação e a comunidade das escolas parceiras;
ž  Realização de sessões de estudo dos referenciais da Proposta Institucional e do subprojeto de Pedagogia/Limoeiro do Norte do PIBID/UECE;
ž  Seminário de apresentação da estrutura física, organizacional e pedagógica das escolas pelos professores supervisores para os bolsistas de iniciação à docência, com a presença da coordenadora de área;
ž  Criação e acompanhamento de grupo de estudos em Educação Matemática com os bolsistas de iniciação à docência e professores das escolas selecionadas;
ž  Criação e manutenção de um blog para divulgação das atividades;
ž  Visita às escolas para conhecer expectativas e necessidades explicitadas pela comunidade escolar;
ž  Elaboração de instrumentos de coleta de dados para a realização de diagnóstico sobre o ensino de Matemática no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
ž  Inserção dos alunos na escola visando o acompanhamento do trabalho pedagógico dos professores nas aulas de Matemática (planejamento/dinâmica da sala de aula/outras atividades na escola);
ž  Coleta de dados sobre o Ensino de Matemática no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental;
ž  Mapeamento das dificuldades encontradas pelos alunos no aprendizado da Matemática mediante aplicação de testes e/ou jogos;
ž  Socialização do diagnóstico para as comunidades das escolas parceiras -  1º Seminário “Retratos da Escola”;
ž  Monitoria em Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental com alunos das escolas parceiras; 
ž  Orientação de trabalhos monográficos sobre o ensino e a formação de professores de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário